Por Thais Magalhães
Estou de volta com mais uma matéria para te ajudar a não cair nas armadilhas da internet, ou dos “saberes populares”, quando o assunto for “tratamento capilar de sucesso”. Essa é a continuação do tema Mitos e Verdades Sobre Tratamentos Capilares. Clique aqui para conferir a primeira parte!.
Aproveito para lembrá-los que todo o nosso conteúdo é referenciado em artigos científicos. Ou seja, é uma ótima fonte para te ajudar a filtrar todas as informações que você recebe sobre este e outros assuntos. Provavelmente, você já ouviu pelo menos uma das afirmações que estarão nos próximos tópicos mas, afinal, isso tudo é mito ou verdade, segundo a ciência?
Mitos ou Verdades:
1. Usar Chapéus ou Bonés Por Muito Tempo Causa Queda Capilar
Mito. Apesar de há tempos serem apresentados como possíveis causadores da calvície, essa é mais uma “lenda urbana” sobre o real desenvolvimento da queda genética. Um estudo recente publicado em 2017, evidencia que o uso de bonés por pacientes com alopecia androgenética não tem qualquer relação com o aparecimento deste quadro e perceberam também neste estudo que os pacientes com quadro mais avançado eram os que tinham, na verdade, pior qualidade de vida.
Vale ressaltar que o uso constante do chapéu pode, sim, agravar quadros de dermatite, caspa ou seborreia preexistentes que, por consequência do aumento do calor, podem se tornar fatores agravantes para a calvície, mas não são os seus causadores.
Estudos recentes evidenciam que o uso de boné ou chapéu não tem relação direta com o aparecimento de alopecia androgenética
2. O Estresse Pode Causar Queda de Cabelo
Verdade. Assim como citamos no primeiro item, está comprovado cientificamente, por diversos estudos, que o estresse tem a capacidade de alterar a química do corpo e consequentemente provocar um quadro de queda capilar.
Além disso, recentemente um estudo comprovou que o estresse intenso também pode ocasionar o aparecimento dos cabelos brancos, pois tem a capacidade de interromper permanentemente a produção do pigmento que colore os fios.
3. Colocar Anticoncepcional no Xampu Faz o Cabelo Crescer Mais Rápido
Mito. Sabemos que os hormônios têm uma relação direta com o ciclo de crescimento capilar, porém, de maneira interna, sistêmica. Ao colocar o anticoncepcional no xampu, você não conseguirá obter essa absorção sistêmica adequadamente e ainda estará desestabilizando toda a formulação cosmética do seu produto.
Medicamentos para administração oral não devem ser usados topicamente – além de que toda medicação deve ser prescrita por um médico. A dica é: opte por formulações específicas para terapia capilar, com bons ativos e nada de adulterar seu produto, misturando outras coisas prontas com ele. Sem adulteração, você estará preservando a química cosmética pensada para te trazer bons resultados.
Anticoncepcionais diretamente na fórmula do xampu não são absorvidos pelo organismo e ainda prejudicar a funcionalidade do produto.
4. Óleo de Coco Faz Bem Para os Fios
Depende. Essa é uma palavra que utilizamos muito na terapia capilar. Depende de qual óleo estamos falando: o óleo alimentício, que encontramos no mercado e farmácias, ou o óleo dentro de um cosmético capilar? Isso faz toda a diferença! O óleo de coco para fins gastronômicos não tem regulamentação para ser usado como cosmético, o que indica que não é seguro utilizar com essa finalidade, pois ele não foi testado para isso.
Agora, o óleo de coco em uma linha cosmética como, por exemplo, encontramos na linha Mix Oil Coconut & Argan, está registrado como cosmético e foi testado e aprovado para lhe proporcionar a melhor experiência que esse óleo pode entregar para os seus fios e saúde capilar.
5. Camomila Clareia os Cabelos
Verdade. Porém não pense que será possível realizar grandes efeitos de clareamento com a camomila e nem compare com o clareamento obtido por uma descoloração. Os resultados de clareamento que ela proporciona são sutis, porém possíveis. As flores da camomila possuem em sua composição o corante amarelo apigenina. Cosméticos com extrato de camomila podem apresentar cor amarelada devido a este pigmento.
É importante salientar que após várias aplicações, ele tende a acumular-se nos fios e, consequentemente, promove a aparência de tom sobre tom. Este efeito é mais comumente visto em cabelos mais claros. A camomila também apresenta efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, benéficos para o couro cabeludo. Pode ser encontrada na linha Flowers, da linha Flores & Vegetais.
A camomila pode proporciona clareamento, mas de forma bastante sutil.
Referências:
Abbasi J, Abbasi M, Lee CK, Tan CK, Tan ESS, et al. (2017) Cap Wearing and Quality of Life in Patients with Androgenic Alopecia amongst Indian Population. J Comm Pub Health Nursing 3: 169. doi:10.4172/2471-9846.1000169.
Bouillon C, Wilkinson J. The Science of Hair Care. Taylor & Francis. 2005. USA.
Trueb, R. North American virginian witch hazel (hamamelis virginiana): based scalp care and protection for sensitive scalp, red scalp, and scalp burn-out. International Journal of Trichology, 2014.
Lucca PSR, Eckert RG, Smanhotto V, Kuhn LM, Minanti LR. Avaliação farmacognóstica e microbiológica da droga vegetal camomila (Chamomilla recutita L.) comercializada como alimento em Cascavel – Paraná. Revista Brasileira de Plantas Medicinais. 2010;12(2):153-6.
Zhang, B., Ma, S., Rachmin, I. et al. Hyperactivation of sympathetic nerves drives depletion of melanocyte stem cells. Nature 577, 676–681 (2020). https://doi.org/10.1038/s41586-020-1935-3
-Blog Grandha
Comentários