Por Nadhia Souza
Argila Negra Para Pele e Cabelo Ao Longo do Tempo
A argila negra está em evidência ultimamente, mas desde a antiguidade há relatos sobre os benefícios de seu uso, assim como de todas as argilas.
O filósofo Aristóteles e o médico Hipócrates já sabiam que as argilas tratavam a saúde e fortaleciam o sistema imunológico. No Egito, as argilas eram usadas nos processos de embalsamento dos corpos.
A argila negra tem sido utilizada com finalidades cosméticas e curativas há séculos.
Ao longo do tempo, foram muitos os povos que usufruíram do poder deste composto para uso medicinal. E não era à toa que conseguiam resultados. Conhecida pela humanidade como os medicamentos mais antigos do mundo, as argilas vêm se destacando a cada dia com as novas descobertas de seus múltiplos benefícios à saúde.
O Que é a Argila Negra?
A argila é resultado da decomposição de rochas, óxidos, diversos minerais e água. As diferentes cores das argilas dependem da composição de minerais contidos em cada uma delas.
Por ser riquíssima em minerais, a argila pode conter silício, alumínio, ferro, magnésio, manganês e potássio, os quais atuam na troca metabólica da pele. Cada cor de argila tem sua função para cada tipo de pele, por conta da sua composição mineral.
A argila negra é riquíssima em minerais, a argila pode conter silício, alumínio, ferro, magnésio, manganês e potássio.
Argila Negra na Terapia Capilar
Muito conhecida no mundo da estética, a argila negra ainda é pouco explorada na terapia capilar. Acontece que todas as argilas são fortes aliadas quando o assunto é saúde e bem-estar. Um ponto fundamental: as argilas são importantes na realização de homeostase no organismo.
A homeostase é o estado de equilíbrio fisiológico de um organismo, a partir da regulação do metabolismo e suas funções.
Como Usar a Argila Negra
Na composição da argila negra há óxido de silício, alumínio e titânio. Sua rápida atuação na regeneração da pele reduz manchas e ativa a circulação sanguínea – aumentando a vasodilatação local. Por isso, sua aplicação é muito benéfica principalmente para o crescimento capilar.
Sua rápida atuação na regeneração da pele reduz manchas e ativa a circulação sanguínea.
Também é usada na estética como ativo ideal para peles maduras, por seu poder de atenuar as marcas de expressão. Para fumantes, pode ser usada em máscara, para eliminar toxinas e células mortas e manter a pele extremamente luminosa.
No uso corporal, pode atuar na melhora da vascularização de regiões com celulites e estrias, pois melhora a condição da pele pelo efeito regenerador. É muito importante seu desempenho direcionado à repilação capilar em produto cosmético, auxiliando a terapia capilar.
Possibilidades de Aplicação da Argila Negra
A aplicação da argila negra pode ser através de uma máscara facial ou até diretamente no couro cabeludo. Em todo caso, ela promoverá um bom controle da oleosidade natural e uma melhora da circulação sanguínea.
Na pele, promove limpeza, remoção de oleosidade, amenização de manchas, efeito lifting, além de sedosidade e um efeito refrescante. Tudo isso porque ela é anti-inflamatória, adstringente, tem efeito calmante e retira toxinas e impurezas da pele.
Na pele, promove limpeza, remoção de oleosidade, amenização de manchas, efeito lifting, além de sedosidade e um efeito refrescante.
A argila negra ainda pode ser usada em artrites, artroses, reumatismo e tendinites, por conta de seu eficiente poder anti-inflamatório.
Rica em oligoelementos, a argila faz essa troca metabólica ao eliminar toxinas e devolver minerais para o equilíbrio da pele.
Cuidados no Preparo da Argila
As argilas têm granulações diferentes. Por isso, há sempre o risco de errar na hora de prepará-las para uso. O ideal é que a textura fique como mel, de forma que possa ser aplicada sem escorrer. Assim, a argila entregará seus benefícios no tempo de atuação adequado, que deve ser de 15 a 20 minutos.
Para uso de emplastos em inflamações, deve-se fazer a aplicação e envolver o local com uma faixa ou gaze. Em seguida, deve-se esperar o tempo de 20 minutos e retirar a argila com água morna.
Todos os tratamentos com as argilas devem ser efetuados uma vez por semana. O uso indevido da argila pode ocasionar justamente um efeito contrário ao planejado.
Dicas de Preparação e Uso
Separe uma dosagem de Argila Negra proporcionalmente a uma dosagem de Amino Acqua Infusion – água nutritiva polarizada para, potencializar a ação das argilas.
A Argila Negra Grandha possui rica composição de minerais.
Em seguida, misture a Argila Negra e o Amino Acqua num recipiente de porcelana ou vidro – não use plásticos ou metais. Procure obter uma textura homogênea e viscosa, como mel, com o auxílio de uma espátula. Por fim, aplique com um pincel.
Respeite o tempo de pausa e, depois do uso da argila, evite aplicar outros produtos ou tratamentos. Repita a aplicação após uma semana.
-Blog Grandha
Comments